Testemunhos musicais
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2023-12-05 13:22:59
0123 - El conde Fernán González llamado a Cortes

Cancionero musical de Paris, École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, ms. Masson 56, fol. [68v-69r] 83v-84r

RISM: F-Peb Masson 56

Anónimo
Anónimo
  • Melodia vocal

buem comde fernam gomcaluẽz 

Buem comde fernão gomçaluẽz | el Rey em bia por uos | que uaiades a las Cortes | que se hazem em Leom | Si uos alha uais comde | daros ha buem galardão | daros a apalemçoela | e a palemçia la major | daros ha las nueue uilhas | J conelhas a Caրiom | daros ha ator q̃mada | la toրe de mormiom | buem comde si alha no jdes | teros ão por traidor | haj րespomdera el comde | J dixera esta րazom 

«Buem comde Fernão Gomçalvez, | el rey embía por vos | que vaiades a las cortes | que se hazem en Leom. | Si vos alhá vais, comde, | daros am buem galardão: | daros a a Palemçuela | e a Palemçia la mayor; | daros ha a Torquemada | la torre de Mormiom. | Buem comde, si alhá no ides | Teros ão por traidor». | Haí respomdiera el comde | y dixera esta razom.

                                                (Dumanoir 2021: 354-355)

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugaliae Musica, série A, LXVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 (XVIe s.) (Bibliothèque des Bx Arts de Paris) : description, édition diplomatique des textes et concordances, 2 vols, tese de doutoramento, Poitiers, Université de Poitiers, 1968, n.º 69.

Dumanoir, Virginie (ed.), Romancero cortés manuscrito, coord. Josep Lluís Martos, Alicante, Universitat d'Alacant («Cancionero, Romancero e Imprenta», 4), 2021, p. 354-355.

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugaliae Musica, série A, LXVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

Raimundo, Nuno (2017), O Cancioneiro Musical de Paris: uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56 [Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Especialização em Musicologia Histórica], Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa], Lisboa, vol. 2, p.235.

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 (XVIe s.) (Bibliothèque des Bx Arts de Paris) : description, édition diplomatique des textes et concordances, 2 vols, tese de doutoramento, Poitiers, Université de Poitiers, 1968, n.º 69.

Varcárcel Rivera, Carmen, La realización y transmisión musical de la poesía en el Renacimiento español (Dissertação de Doutoramento), Madrid, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid, 1994.

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.  

2. A numeração dos folios do Cancionero Masson indica entre parêntesis retos a foliação mais antiga e imediatamente depois a mais recente.

3. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação da sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado. 

4. Como todos os romances do Canconeiro de Paris, apenas temos indicada uma voz, o que não significa que fossem executados a capella, e sim provavelmente com acompanhamento instrumental.