Engaste

Passeauase Siluana | por hum corredor hum dia

Passeava-se Silvana | por um corredor um dia

Da lhe huã viola, tange como que quer cantar. | G. Pois que naõ poo al fazer, | B. Ay que canta, enaõ eſcarra! | G. Ora eylo vay. | Canta Dom Gil ò melhor que pode ò que ſeſegue cantando. | G. Paeauaſe Siluana | por hum corredor hum dia

Dá-lhe ũa viola. Tange como que quer cantar. | Gil   Pois que não posso al fazer... | Brites   Ai, que canta e não escarra! | Gil   Ora, ei-lo vai. | Canta dom Gil o melhor que pode o que se segue. | Gil (cantando)   Passeava-se Silvana | por um corredor um dia.

  • Português

Vasconcelos, Carolina Michaëlis de, “Estudos sobre o Romanceiro peninsular. Romances velhos em Portugal”, Cultura española, X, 1908, pp. 465-467.

Araújo, Teresa, "Entreditos da corte amorosa de Dom Gil", in Maria do Rosário Pimentel e Maria do Rosário Monteiro (org.), D. Francisco Manuel de Melo. O Mundo é Comédia, Lisboa, Edições Colibri, 2011, pp. 101-113.

Autoria
Francisco Manuel de Melo
  • Identificada
1608
1666
  • XVII
Composição ou secção quadro

O Fidalgo Aprendiz

Sou vello, ja fui mancebo

Dramático
  • Português
  • Espanhol

Melo, Francisco Manuel de, O Fidalgo Aprendiz, Centro de Estudos de Teatro, Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVII, www.cet-e-seiscentos.com [10/10/2021].

Obra

Obras Metricas de Don Francisco Manvel Al Serenissimo Señor Infante Don Pedro. Contienen La Tres Musas. El Pantheon. Las Musas Portuguesas. El Tercer Coro de las Musas. Tomo II. En Leon de Francia. Por Horacio Boessat, y George Remevs. 1665. Con Licencia de los Svperiores, p. 247.

  • Dramático
  • Lírico
  • Português
  • Espanhol

Esta obra encontra-se disponível na Biblioteca Digital Hispánica [10/10/2021].

Romance(s) de origem

Este grupo e os respetivos campos surgem replicados quando o verso de procedência do engaste é partilhado por vários romances.

0005 - Silvana
Sim
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