1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.
2. A peça está musicada a quatro vozes. A voz mais aguda ou Tiple é a primeira do fólio lvv, seguindo-se-lhe a voz de Tenor (assinalada com "Tnor") e a voz de Baixo (assinalada com "2 Contr."). No fólio lvjr está a voz de Contralto (assinalada com "1 C").
3. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação das sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado.
4. As três vozes inferiores têm um Si bemol na armação de clave, mas na voz superior os bemóis na nota Si são colocados à medida que aparecem. Isto sugere que as vozes tenham sido escritas em momentos diferentes, e/ou obedecendo a lógicas diferentes.
5. Estrutura musical em quatro frases, cada uma correspondendo a um verso.
6. A escrita é típica da polifonia vocal homofónica: as vozes são equilibradas, movendo-se maioritariamente com o mesmo ritmo, resultando numa escrita vertical em blocos de acordes que aposta sobretudo na expressividade das harmonias e não na elaboração contrapontística; cada voz movimenta-se por grau conjunto ou por intervalos musicais pequenos, com poucos saltos, excepto o baixo, que vai fazendo saltos intervalares maiores consoante as necessidades harmónicas; o âmbito de cada voz está dentro da oitava, os valores rítmicos são maioritariamente longos e incidem sobretudo na breve e semibreve. O tempo da peça é binário. A melodia está na voz superior.