Testemunhos musicais
date_time
2023-12-04 19:12:33
0522- Mis arreos son las armas

Cancionero musical de Paris, École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, ms. Masson 56, fols. [67v-68r] 82v-83r

RISM: F-Peb Masson 56

Anónimo
Anónimo
  • Melodia vocal

[M]is aրeos sõ las armas 

Mis aReos som las armas | mi ꝺescamsoes pelear. | mi cama las ꝺuras penhas | mi ꝺormir sempre uelar

Mis arreos som las armas, | mi descamso es pelear | mi cama las duras penhas | mi dormir sempre velar.

                                                                                 (Dumanoir 2021: 351)

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugaliae Musica, série AXLVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 (XVIe s.) (Bibliothèque des Bx Arts de Paris): description, édition diplomatique des textes et concordances, 2 volese de doutoramento, Poitiers, Université de Poitiers, 1968, n.º 68.

Dumanoir, Virginie (ed.), Romancero cortés manuscrito, coord. Josep Lluís Martos, Alicante, Universitat d'Alacant («Cancionero, Romancero e Imprenta», 4), 2021, p. 351.

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugaliae Musica, série AXLVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.

Raimundo, Nuno (2017), O Cancioneiro Musical de Paris: uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56 [Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Especialização em Musicologia Histórica], Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa], Lisboa, vol. 2, p.235.

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 (XVIe s.) (Bibliothèque des Bx Arts de Paris) : description, édition diplomatique des textes et concordances, 2 vols, tese de doutoramento, Poitiers, Université de Poitiers, 1968, n.º 68.

Varcárcel Rivera, Carmen, La realización y transmisión musical de la poesía en el Renacimiento español (Dissertação de Doutoramento), Madrid, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid, 1994.

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. A numeração dos folios do Cancionero Masson indica entre parêntesis retos a foliação mais antiga e imediatamente depois a mais recente. 

3. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação das sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado.  

4. A peça divide-se em quatro frases musicais, que alternam notas longas com frases muito ornamentadas e melismáticas, bastante elaboradas, em especial a última. Compare-se com a versão de Luís de Milán.

5. Como todos os romances do Cancioneiro de Paris, apenas temos indicada uma voz, o que não significa que fossem executados a capella, e sim provavelmente com acompanhamento instrumental.