Testemunhos musicais
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2024-05-22 14:16:36
0034 - Entierro de Fernandarias

Cancionero musical de Paris, École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, ms. Masson 56, fol. [70v-71r] 85v-86r

RISM: F-Peb Masson 56

Anónimo
Anónimo
  • Melodia vocal

[P]or aquel postiguo uiejo

Por aquel postigo uiejo | que numca fuera ſeրaꝺo | ui uenir pemdom uermejo | com tresemtos da caualho

vm medio de lhos uenir | um monumemto ſeրaꝺo | Jꝺemtro ꝺel munumẽto | uenia hum cuerpo ſepultado

hernão darias ſedesia | Jio darias gomzalo | lhorãuã lho çiem dõzelhas | todaſ erão Jias dalgo

unaſ le dezião primo | otras le dezião hermano | sobre todas la lhoraua | esa uրaca hernãdo

qiem uos mato hernã darias | de dios aja muy mal grado | uxala fuera Jo muerto | e uos hernão darias sano

que fuera menor el plamto | Jno fuera tão gramde danho

 

Por aquel postigo viejo, | que nunca fuera serrado, | vi venir pemdom vermejo, | com tresemtos d'a cavalho. | Em medio d'elhos venía | um munumento serrado. | I demtro del munumento, | Venía hum cuerpo sepultado. | Hernão d'Arias se desía, | ijo d'Arias Gonzalo. | Lhoravaõlho ciem donzelhas, | todas eraõ ijas d'algo: | unas le deziaõ primo, | otras le deziaõ hermano. | Sobre todas lo lhorava | esa Urraca Hernando: | «Quem vos mató, Hernandarias, | de Dios aia muy mal grado! | ¡Uxalo fuera io muerta, | e vos, Fernão d'Arias sano, | que fuera menos el plamto | y no fuera tão gramde danho».

 

 

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugalie Musica, série A, XLVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, nº LXIX, 1986.

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 XVe s.) (Bibliothéque des Beaux Arts de Paris) : description, édition diplomatique des textes et concordances, Poitiers, Universisté de Poitiers, 1968, n.º 71.

Dumanoir, Virginie (ed.), Romancero cortés manuscrito, coord. Josep Lluís Martos, Alicante, Universitat d'Alacant («Cancionero, Romancero e Imprenta», 4), 2021, pp. 330-331.

Ferreira, Manuel Pedro, Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, Lisboa, Arte das Musas/CESEM, 2008.

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugalie Musica, série A, XLVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, nº LXIX, 1986.

Morais, Manuel (ed.), Antologia de música para o teatro de Gil Vicente, Lisboa, Estar, 2002.

Raimundo, Nuno, O Cancioneiro Musical de Paris: uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56 [Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Especialização em Musicologia Histórica], Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa], Lisboa, vol. 2, 2017, p.241.  

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 XVe s.) (Bibliothéque des Beaux Arts de Paris) : description, édition diplomatique des textes et concordances, Poitiers, Universisté de Poitiers, 1968, n.º 71.

Varcárcel Rivera, Carmen, La realización y transmisión musical de la poesía en el Renacimiento español (Dissertação de Doutoramento), Madrid, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid, 1994.

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. A numeração dos fólios do Cancionero Masson indica entre parêntesis retos a foliação mais antiga e imediatamente depois a mais recente.

3. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação das sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado. 

4. Como todos os romances do Cancionero de Paris, apenas temos indicada uma voz, o que não significa que fossem executados a capella, e sim provavelmente com acompanhamento instrumental.