1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.
2. A peça está musicada a três vozes.
3. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação das sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado.
4. Estrutura musical em quatro frases, cada uma correspondendo a um verso.
5. A escrita assenta na polifonia vocal homofónica: as vozes são equilibradas, movendo-se maioritariamente com o mesmo ritmo, resultando numa escrita vertical em blocos de acordes que aposta sobretudo na expressividade das harmonias e não na elaboração contrapontística; cada voz movimenta-se por grau conjunto ou por intervalos musicais pequenos, com poucos saltos, excepto o baixo, que vai fazendo saltos intervalares maiores consoante as necessidades harmónicas; o âmbito de cada voz ronda à volta da oitava, os valores rítmicos são maioritariamente longos e incidem sobretudo na breve e semibreve. O tempo da peça é binário. A melodia está na voz superior.
6. Dentro do estilo de polifonia vocal homofónica, a peça apresenta uso de ligações fluidas entre as frases musicais, como acontece na primeira e na terceira cadências (assinaladas com uma suspensão
), em que há uma voz que continua o movimento melódico, enquanto as outras estão suspensas. Também se verifica o uso tendencial de valores mais curtos, como a semínima, e a insistência no uso de notas pontuadas.
7. Na voz de baixo falta uma nota, no valor rítmico correspondente à breve, e que vai assinalada na transcrição moderna com parêntesis rectos.