Paſſeauaſe Siluana | por hum corredor hum dia
Passeava-se Silvana | por um corredor um dia
Da lhe huã viola, tange como que quer cantar. | G. Pois que naõ poo al fazer, | B. Ay que canta, enaõ eſcarra! | G. Ora eylo vay. | Canta Dom Gil ò melhor que pode ò que ſeſegue cantando. | G. Paeauaſe Siluana | por hum corredor hum dia
Melo, Francisco Manuel de, O Fidalgo Aprendiz, Centro de Estudos de Teatro, Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVII, www.cet-e-seiscentos.com [10/10/2021].
Dá-lhe ũa viola. Tange como que quer cantar. | Gil Pois que não posso al fazer... | Brites Ai, que canta e não escarra! | Gil Ora, ei-lo vai. | Canta dom Gil o melhor que pode o que se segue. | Gil (cantando) Passeava-se Silvana | por um corredor um dia.
Vasconcelos, Carolina Michaëlis de, “Estudos sobre o Romanceiro peninsular. Romances velhos em Portugal”, Cultura española, X, 1908, pp. 465-467.
Araújo, Teresa, "Entreditos da corte amorosa de Dom Gil", in Maria do Rosário Pimentel e Maria do Rosário Monteiro (org.), D. Francisco Manuel de Melo. O Mundo é Comédia, Lisboa, Edições Colibri, 2011, pp. 101-113.
O Fidalgo Aprendiz
Sou vello, ja fui mancebo
Obras Metricas de Don Francisco Manvel Al Serenissimo Señor Infante Don Pedro. Contienen La Tres Musas. El Pantheon. Las Musas Portuguesas. El Tercer Coro de las Musas. Tomo II. En Leon de Francia. Por Horacio Boessat, y George Remevs. 1665. Con Licencia de los Svperiores, p. 247.
Esta obra encontra-se disponível na Biblioteca Digital Hispánica [10/10/2021].
Este grupo e os respetivos campos surgem replicados quando o verso de procedência do engaste é partilhado por vários romances.