Testemunhos musicais
0397 - Mira Nero de Tarpeya
Juan de Bermudo
  • Melodia acompanhada (uma voz e instrumento)

Mira Nero de tarpea | a Roma como ſe ardia como ſe ardia | gritos dan niños y viejos | y el de nada ſe dolia.

Mira Nero de tarpea | a Roma como ſe ardia como ſe ardia | gritos dan niños y viejos | y el de nada ſe dolia.

 

Exẽplo de cifras | Capítulo lxxiiij. | POr razon de exemplificar loya dicho enel arte de cifrar: põgo las cifras ſiguiẽtes, y es vn romãce viejo del modo quarto, y va por la vihuela de Are, y por tãto tiene la claue de ffaut enla quinta enel traſte tercero, y la de cſolfaut en la tercera enel traſte primero. No pongo valores ſobre las cifras: porque baſta el cãto de organo. | [partitura] | Las cifras ſiguientes ſon para la vihuela de ſiete ordenes, y es el romance ſuperior [fol. cjr].

Binkley, Thomas e Frenk Alatorre, Margit, Spanish romances of the sixteenth century, Bloomington, Indiana University Press, 1995, pp. 27-28. 

Budasz, Rogério, O Cancioneiro Ibérico em José de Anchieta: Um Enfoque Musicológico, Tese de Mestrado, São Paulo, Universidade de São Paulo, 1996, pp. 152-155.

Musica Antigua Española

Pilar Lorengar (voz), Siegfried Behrend (viola), José de Azpiazu (arranjo)

Columbia, 1961

Fonte: YouTube (domínio público)

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. Juan de Bermudo apresenta duas realizações polifónicas para esta melodia: uma para vihuela de seis ordens e outra para vihuela de sete ordens. Em ambos os casos, a melodia está escrita num pentagrama e o acompanhamento instrumental em tablatura, com a nota mais aguda em baixo. 

3. O paratexto de Bermudo dá a indicação da afinação que a vihuela deve ter para esta interpretação: a clave de fefaut, ou seja, a nota fá, está na quinta corda, no terceiro traste, pelo que essa corda terá de ser a corda mi; e o dó está no primeiro traste da terceira corda, pelo que essa corda terá de ser a corda si. Assim, estamos perante a vihuela em Lá, com as seguintes cordas numeradas (sendo a corda 1 a mais aguda e a corda 6 a mais grave):

 

 

 

Bermudo explica tratar-se de um romance velho no quarto modo, isto é, no modo de mi. A melodia é a mesma nas duas realizações instrumentais e é muito ornamentada. Compare-se com as versões de Flecha e de Henestrosa.

4. No que diz respeito ao ritmo do acompanhamento, será o mesmo da melodia, afirmando Bermudo que não o indicará em separado pois basta o do cantochão.