Testemunhos musicais
0397 - Mira Nero de Tarpeya
Mateo Flecha
Mateo Flecha é autor desta versão a quatro vozes sobre a melodia pré-existente de Mira Nero
  • Polifonia (4 vozes)

Mira Nero de tarpeya | a Roma como ſe ardia | gritos dan ninõs y viejos ninõs y viejos ij | y el de nada y el de nada ſe dolia [voz de tiple]

mira nero de tarpeya | a Roma como ſe ardia | gritos dan nynnos y viejos ninnjos y viejos | y ij. ij. y el de nada y el de nada ſe dolia [voz de alto]

Mira Nero de tarpeya | a Roma como ſe ardia | gritos dã gritos dan niños y viejos niños y viejos | y el de nada ſe dolia [voz de tenor]

Mira nero de tarpeya | a Roma como ſe ardia | gritos dã nynõs y viejos nynõs y viejos ninõs y viejos | y el de nada y el de nada ſe dolia [voz de baixo]

 

 

Hesperion XX (ensemble), Jordi Savall (direção)

Fonte: YouTube (domínio público)

 

Ávila Padrón, Ana, "NOTES: Datos sobre la música del Renacimiento en la Catedral de Sigüenza: Mateo Flecha 'El Viejo' y Hernando de Cabezón", Recerca musicològica, n.º 1, 1981, p. 195.

Becker, Danièle, "Formes et usages en société des pièces chantées chez les vihuélistes du XVIe siècle", Música y literatura en la España de la Edad Media y del Renacimiento, Madrid, Casa de Velázquez, 2003, pp. 21-53.

Budasz, Rogério, O Cancioneiro Ibérico em José de Anchieta: Um Enfoque Musicológico, Tese de Mestrado, São Paulo, Universidade de São Paulo, 1996.

Einstein, Alfred, Italienische Musik und Italienische Musiker am Kaiserhof und an den erzherzoglichen Höfen in Innsbruck und Graz: Die einzelnen Meister?: I. Mateo Flecha, Wien, Denkmäler der Tonkunst in Österreich, n.º 77, 1934.

Gómez Muntané, Maricarmen, Las Ensaladas (Praga, 1581), vol. 2, Valencia, Institut Valencià de la Música, 2008.

Querol Gavaldá, Miguel, La música en la obra de Cervantes, Alcalá de Henares, Centro Estudios Cervantinos, 2005.

Querol Gavaldá, Miguel, “Las ensaladas de Mateo Flecha el Viejo (ca. 1481-1553)", Anuario musical, n.º 43, 1988, p. 67.

Querol Gavaldá, Miguel, "Las Ensaladas" de Mateo Flecha el Viejo, ca. 1481-1553: estudio histórico-técnico de este género musical, Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1980.

Romeu i Figueras, Josep, Mateo Flecha el Viejo, la corte literariomusical del duque de Calabria y el Cancionero llamado de Upsala, Barcelona, Instituto Español de Musicologia del Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1958.

Villanueva Serrano, Francesc, "Mateo Flecha, El Viejo, En La Catedral de Valencia: Sus Dos Períodos de Magisterio de Capilla (1526-1531? Y 1539-1541) y Su Entorno Musical", Anuario Musical, n.º 64, 2009, pp. 57-108.

Zywietz, Michael, "Spanien, das Haus Habsburg und Prag: Las ensaladas de Flecha (Prag 1581) und ihr Kontext", Anuario musical, n.º 64, 2009, pp. 47-56.

1. A transcrição moderna da melodia da voz de tiple foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. O livro Las Ensaladas de Flecha, no qual existe uma versão musicada do romance "Mira Nero de Tarpeya" feita por Mateo Flecha (o Velho), consiste numa série de peças polifónicas a quatro vozes e um madrigal, agrupadas em cadernos de acordo com a voz. O costume da prática musical da época era grafar cada voz num caderno separado, por forma a que cada músico lesse apenas aquilo que lhe correspondia (como se faz ainda hoje nas orquestras, em que cada instrumento tem a sua parte).

Existem quatro cadernos neste livro: tiple, alto, tenor e baixo. Os primeiros três cadernos encontram-se no Centre de Documentació Orfeo Catalá e o caderno para a voz de baixo encontra-se na Biblioteca de Catalunya. Como o objectivo prático era a execução em simultâneo da peça, todos os cadernos têm a mesma paginação, começando o trecho de "Mira Nero de Tarpeya", em todos os cadernos, no fólio 2v.

Apresentam-se aqui os fac-símiles das vozes de tiple (voz mais aguda), alto (contralto), tenor e baxo (baixo)

3. Cada voz apresenta variações na grafia e nas repetições do enunciado. Colocam-se aqui nesta ficha, no campo "Verso(s) do romance", os versos de todas as quatro vozes.

4. A ensalada é um tipo particular de composição que, em vez de musicar um texto do princípio ao fim, resulta da combinação de vários textos e excertos musicais, regra geral tão famosos que seriam reconhecidos pelos ouvintes da época. 

Esta é uma versão encontrada na ensalada "El Fuego", de Mateo Flecha, no meio da composição musical, com texto do romance "Mira Nero de Tarpeya" e melodia correspondente na voz de tiple.

5. A melodia usada é muito simples, sugerindo tratar-se de uma versão antiga. Compare-se a melodia do tiple com a versão de Juan de Bermudo e de Luis Venegas de Henestrosa. Cada voz está grafada num pentagrama, recorrendo às claves de sol, de fá e de dó.