Testemunhos musicais
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2024-05-24 11:24:53
0318 - Riberas de Duero arriba

Cancionero de Paris / Chansonnier Masson, École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, ms. Masson 56, fols. [71v-72r] 81v-82r

RISM: F-Peb Masson 56

Anónimo
Anónimo
  • Melodia vocal

[R]iberas ꝺel duero arriba | caualguão ꝺos çamoranos | que segum ꝺizem las gemtes | paꝺre e jo som emtrambos | palauras ꝺe grã soberuia | elhos uenião abramdo | qui se matariã com trez | e esperarião a quatro | j se simco le uiniesem | no le ꝺexariã el campo | com tal que no fuesẽ primos | ni menos fuesem ermanos | ni uiniese el cid entrelhos | ni bermudes su criado | ni alguno ꝺe su casa | ni menos su paniagado | ojdo lo ão los trez comdes | que los estão escuchamꝺo | ni uos matareis cõ trez | ni esperareis a quatro | e se sinco hos uinierẽ | fuyres tuꝺos ꝺel campo | mas tomalas urãs armas | j esperanos en el campo | arma el uiejo a su jio | ꝺesta manera le a habrado

 

 

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugaliae Musica, série A, XLVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, n.º LXX, 1986.

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 (XVIe siècle) de la bibliothèque des Beaux-Arts de Paris: description, édition diplomatique des textes, concordances et transcriptions musicales, [Tese de Doutoramento], Poitiers, Université de Poitiers, 1968, n.º 72.

Dumanoir, Virginie (ed.), Romancero cortés manuscrito, coord. Josep Lluís Martos, Alicante, Universitat d'Alacant («Cancionero, Romancero e Imprenta», 4), 2021.

Ferreira, Manuel Pedro, Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, vol. 2, Lisboa, Arte das Musas/CESEM, 2008.

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Raimundo, Nuno, O Cancioneiro Musical de Paris: uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56, [Dissertação de Mestrado], Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017, p. 242.  

Reynaud, François, Le Chansonnier Masson 56 (XVIe siècle) de la bibliothèque des Beaux-Arts de Paris: description, édition diplomatique des textes, concordances et transcriptions musicales, [Tese de Doutoramento], Poitiers, Université de Poitiers, 1968.

Varcárcel Rivera, Carmen, La realización y transmisión musical de la poesía en el Renacimiento español (Dissertação de Doutoramento), Madrid, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid, 1994.

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. A numeração dos fólios do Cancioneiro de Paris indica entre parêntesis retos a foliação mais antiga e imediatamente depois a mais recente.

3. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação das sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado. 

4. À semelhança dos outros romances do Cancioneiro de Paris, apenas temos indicada uma voz, o que não significa que fossem executados a capella, e sim provavelmente com acompanhamento instrumental.