Libro de mvsica de vihvela, intitvlado Silva de sirenas. En el qual se hallara toda diuersidad de musica. Compuesto por Enrriz de Valderrauano. Dirigido al Illustrissimo señor don Francisco de Çuñiga Cõde de Miranda. Señor de las casas de Auellaneda y Baçan,&c, Con Privilegio Imperial [Madrid, 1547], fol. XXVIr.
Ya caualga calaynos. | a la ſombra de vna verde oliua | ſin poner pie en el ſtriibo | caualga de gallardia de gallardia.
Eſte romance ſea de tañer el compas leuãtado, ay vnas tro cifras estãdemaſiadas, y puſierõ ſe por cõpañia de la boz. | Primero grado [fol. XXVIr]
Binkley, Thomas e Frenk Alatorre, Margit, Spanish romances of the sixteenth century, Bloomington, Indiana University Press, 1995, pp. 100-101.
Morphy, G., Les Luthistes espagnols du XVIe Siècle, traduzido por Hugo Riemann, vol. 2, Leipzig, Breitkopf & Härtel, 1902, p. 162.
Binkley, Thomas e Frenk Alatorre, Margit, Spanish romances of the sixteenth century, Bloomington, Indiana University Press, 1995.
Gómez Muntané, María del Carmen (ed.), Historia de la música en España e Hispanoamérica: de los Reyes Católicos a Felipe II, vol. 2, Madrid, Fondo de Cultura Económica, 2012.
Morphy, G., Les Luthistes espagnols du XVIe Siècle, traduzido por Hugo Riemann, vols. 1 e 2, Leipzig, Breitkopf & Härtel, 1902.
Otaola, Paloma, "Los romances para vihuela del siglo XVI", Actas XIV Congreso AIH, n.º 2, 2004, pp. 436-445.
Toscano, Luís Filipe Alvarez, Aspectos performativos do repertório ibérico quinhentista para canto e vihuela, Tese de Mestrado, Aveiro, Universidade de Aveiro, 2009.
1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.
2. O sistema de notação utilizado por Enríquez de Valderrábano é o mesmo utilizado por Diego Pisador e Luis de Narváez.
3. Por norma e salvo indicação em contrário de Valderrábano, o autor usa a vihuela afinada em lá. Assim sendo, utilizou-se neste caso a afinação comum para a transcrição:
4. O compasso é levantado, ou seja, bastante rápido, conforme o sinal gráfico que precede a partitura.