Testemunhos musicais
date_time
2022-11-24 11:47:24
0040 - ¡Ay de mi Alhama! (á-a)
Luis Venegas de Henestrosa
Francisco Fernández Palero
  • Melodia acompanhada (instrumento)

Paſſeauaſe el rey moro

Gómez Muntané, María del Carmen (ed.), Historia de la música en España e Hispanoamérica: de los Reyes Católicos a Felipe II, vol. 2, Madrid, Fondo de Cultura Económica, 2012. 

Ramírez, Carlos Roberto, Ciphering song, de-ciphering identity: the Libro de cifra nueva (1557), and the mediation of identity and sound in early modern Spain, Tese de Doutoramento, Cornell University, 2019.

Rubio de la Iglesia, Fernando, "Las melodías populares en «De Musica libri septem», de Francisco de Salinas: estudio comparado de algunos ejemplos", in Garcia Pérez, Amara e Otaola González, Palome (coord.), Francisco de Salinas: música, teoría y matemática en el Renacimiento, Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, 2014, pp. 219-253.

Toscano, Luís Filipe Alvarez, Aspectos performativos do repertório ibérico quinhentista para canto e vihuela, Tese de Mestrado, Aveiro, Universidade de Aveiro, 2009.
 
Varcárcel Rivera, Carmen, La realización y transmisión musical de la poesía en el Renacimiento español (Dissertação de Doutoramento), Madrid, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid, 1994.
 

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. As barras verticais usadas na presente transcrição reproduzem a grafia original do tactus e não devem ser confundidas com as modernas barras de compasso, de acordo com os critérios editoriais deste catálogo. 

3. Luis Venegas de Henestrosa indica, no índice das obras contidas neste livro, que o autor desta música é Palero, ou seja, Francisco Fernández Palero.

4. Esta versão é musicada a três vozes, estando a melodia na voz do meio. Mantém o seu desenho intervalar característico, com a repetição do motivo inicial seguida de descida à quarta inferior.  

5. Compare-se com as versões de Miguel de Fuenllana, de Luis de Narváez e de Diego Pisador.