Testemunhos musicais
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2022-11-24 15:07:05
0604 - Quejas de la amada de Durandarte
Luis Milán
Luis Milán
  • Melodia acompanhada (uma voz e instrumento)

Durandarte ꝺurandarte | buẽ cauallero pꝛouado | acoꝛdar ſe te ꝺeuria | ꝺaquel buen tiẽpo paſſado | Quandon galas y inuenciones | publicauas tu cuydado | agora ꝺeſconocido | di poꝛque me has oluidado | palabꝛas ſon liſongeras | ſeñora ꝺe vueſtro grado | que ſi yo mudança hiʒe | haueys me lo vos cauſado | pues amastes a gayferos | quando yo fuy ꝺeſterrado | y poꝛ no ſufrir vltrage | morire ꝺeſeſperado

Eſte romance  ſe ſigue ꝺela manera  eſta ſonado el cãto: ha đ cãtar llano y la vihuela ni ha đ yꝛ muy a pꝛieſſa ni muy a eſpacio. la mera ꝑte tañereys ꝺos veʒes como la letra đl romãce hos mueſtra. y la ſeđa ꝑte aſſi meſmo [numeração ms., p. 78]. | Segũda parte. [numeração ms., p. 79]

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1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. Em todas as edições modernas encontradas, os editores acrescentam uma nota no fim da frase musical (que coincide com a última sílaba da palavra passado e a palavra olvidado do texto literário), presumivelmente por questões de concordância melódica e modal. No entanto, a análise do fac-símile, na sua versão a cores que permite distinguir os números a vermelho correspondente à melodia, mostra que essa nota não existe na partitura. Assim, sem prejuízo de se considerar terem validade as opções editoriais enunciadas, e de acordo com os critérios editoriais deste catálogo, nesta transcrição optou-se por manter a fidelidade ao original, sem acrescento de notas.

3. As barras verticais usadas na presente transcrição reproduzem a grafia original do tactus e não devem ser confundidas com as modernas barras de compasso, de acordo com os critérios editoriais deste catálogo. 

4. Esta peça, tal como todas as incluídas neste livro de música, é da autoria do próprio Luis Milán, tal como o próprio nos indica no nome do livro.

5. Musicalmente, a peça está dividida em duas partes, cada uma com oito versos. Em cada uma dessas partes, a música acompanha os primeiros quatro versos e repete nos quatro versos seguintes.

6. A melodia vocal é pontuada por pequenos interlúdios de vihuela a solo, que na presente transcrição foram assinalados com um número, correspondente ao número de tactus que dura esse interlúdio e durante os quais a voz não canta.

7. Compare-se com a versão de [Francisco?] Millán, "Durãdarte durãdarte", a quatro vozes e muito contrapontística, existente no Cancionero musical de Palacio.