1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.
2. Em todas as edições modernas encontradas, os editores acrescentam uma nota no fim da frase musical (que coincide com a última sílaba da palavra passado e a palavra olvidado do texto literário). No entanto, a análise do fac-símile do exemplar E-Mn R/14752, digitalizado pela Biblioteca Digital Hispanica (ao qual se pode aceder através do campo «Referência bibliográfica» desta ficha), na sua versão a cores que permite distinguir os números a vermelho correspondente à melodia, mostra que essa nota não existe na partitura.
Detalhe de "Durandarte, Durandarte", exemplar E-Mn R/14752 (numeração ms. p. 78-79)
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Por questões de concordância melódica e modal faria, porém, sentido ter essa nota no fim da frase indicada.
A solução é dada pela observação de outro exemplar deste livro de vihuela (igualmente digitalizado pela Bilbioteca Digital Hispánica e acessível através do mesmo campo), com a cota E-Mn R/9281, folios Hiiiv e Hiiir. Neste exemplar, vê-se claramente a nota Dó vermelha que faltava, o que aponta para possíveis constrangimentos na impressão do exemplar anterior.
Detalhe de "Durandarte, Durandarte", exemplar E-Mn R/9281 (fólios Hiiiv e Hiiir)
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Assim, sem prejuízo de se considerar terem validade outras opções editoriais, e alertando para a heterogeneidade observada entre exemplares de uma mesma edição, nesta transcrição optou-se por manter a fidelidade ao original da cota E-Mn R/14752, sem acrescento da nota.
3. As barras verticais usadas na presente transcrição reproduzem a grafia original do tactus e não devem ser confundidas com as modernas barras de compasso, de acordo com os critérios editoriais deste catálogo.
4. Esta peça, tal como todas as incluídas neste livro de música, é da autoria do próprio Luis Milán, tal como o próprio nos indica no nome do livro.
5. Musicalmente, a peça está dividida em duas partes, cada uma com oito versos. Em cada uma dessas partes, a música acompanha os primeiros quatro versos e repete nos quatro versos seguintes.
6. A melodia vocal é pontuada por pequenos interlúdios de vihuela a solo, que na presente transcrição foram assinalados com um número, correspondente ao número de tactus que dura esse interlúdio e durante os quais a voz não canta.
7. Compare-se com a versão de [Francisco?] Millán, "Durãdarte durãdarte", a quatro vozes e muito contrapontística, existente no Cancionero musical de Palacio.