1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.
2. Em todas as edições modernas encontradas, os editores acrescentam uma nota no fim da frase musical (que coincide com a última sílaba da palavra passado e a palavra olvidado do texto literário), presumivelmente por questões de concordância melódica e modal. No entanto, a análise do fac-símile, na sua versão a cores que permite distinguir os números a vermelho correspondente à melodia, mostra que essa nota não existe na partitura. Assim, sem prejuízo de se considerar terem validade as opções editoriais enunciadas, e de acordo com os critérios editoriais deste catálogo, nesta transcrição optou-se por manter a fidelidade ao original, sem acrescento de notas.
3. As barras verticais usadas na presente transcrição reproduzem a grafia original do tactus e não devem ser confundidas com as modernas barras de compasso, de acordo com os critérios editoriais deste catálogo.
4. Esta peça, tal como todas as incluídas neste livro de música, é da autoria do próprio Luis Milán, tal como o próprio nos indica no nome do livro.
5. Musicalmente, a peça está dividida em duas partes, cada uma com oito versos. Em cada uma dessas partes, a música acompanha os primeiros quatro versos e repete nos quatro versos seguintes.
6. A melodia vocal é pontuada por pequenos interlúdios de vihuela a solo, que na presente transcrição foram assinalados com um número, correspondente ao número de tactus que dura esse interlúdio e durante os quais a voz não canta.
7. Compare-se com a versão de [Francisco?] Millán, "Durãdarte durãdarte", a quatro vozes e muito contrapontística, existente no Cancionero musical de Palacio.