Testemunhos musicais
N/A- Yo m'estando en Coimbra

Cancionero musical de Paris, École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, ms. Masson 56, fol. 84v (Eugenio Asensio, Cancionero musical luso-español del siglo XVI antiguo e inédito, Universidad de Salamanca, Salamanca, 1989, fol. 69r).

Anónimo
  • Melodia vocal

Jo mestamdo em cojmbra | aprazer jabel folgar | por los campos de mõdego | caualheros ui asomar | desquejo los ui mesqina | luego ui mala senhal | quel coraçõ me dezia | lo que trajam em uolũtad | Desque yo los vi, mesquina | luego vi mala señal | quel coraçõ me dezía | lo que trajan em voluntad |  Serqeme de mis hijuelos | pera les jr a buscar | por que la jnoçemçia delhos | los mouiese apiadad | puseme delamte del Rey | com muy gramde humildad | tristes palauras diziemdo | no seçamdo de lhorar | si nõ te duele mi muerte | duelate la tierna edad | destos jios de tu yio | que aurã demi soledad.

Segréis de Lisboa (2007); Manuel Morais, dir. Música para o teatro de Gil Vicente [CD]. Portugaler.

Música Antiga da UFF (2004). Medievo-Nordeste: Cantigas e Romances [CD]. Universidade Federal Fluminense.

Ferreira, Manuel Pedro, Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols. Lisboa: Arte das Musas/CESEM, vol 2, 2008, p.51.

Morais, Manuel, Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI, Portugalie Musica, série AXLVII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, nº LXIX, 1986.

Morais, Manuel, Antologia de música para o teatro de Gil Vicente (ed.). Lisboa: Estar, 2002, nº 22.

Raimundo, Nuno (2017), O CANCIONEIRO MUSICAL DE PARIS: uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56 [Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, Especialização em Musicologia Histórica], Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa], Lisboa, vol. 2, p.51.

 

1. A numeração dos folios do Cancionero Masson indica entre parêntesis retos a foliação mais antiga e imediatamente depois a mais recente.

2. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação da sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado. 

3. Como todos os romances do Canconeiro de Paris, apenas temos indicada uma voz, o que não significa que fossem executados a capella, e sim provavelmente com acompanhamento instrumental.