Testemunhos musicais
date_time
2023-06-18 17:05:57
0281 - La bella malmaridada
Luys de Narváez
  • Melodia acompanhada (uma voz e instrumento)

LA bella malmaridaꝺa | ꝺe las linꝺas que yo vi | Acuerda te quan amada | ſeñoꝛa fuiſte de mi 

Enla quinta en el tercer traſte eſta la claue ꝺe fefaut. | Enla tercera en el ṗmer traſte es la claue ꝺe ceſolfaut [fol. lxxvijr].

1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom

2. O sistema de notação utilizado por Enríquez de Valderrábano é o mesmo utilizado por Diego Pisador e Luis de Narváez.

3. As barras verticais usadas na presente transcrição reproduzem a grafia original do tactus e não devem ser confundidas com as modernas barras de compasso, de acordo com os critérios editoriais deste catálogo. 

4. Por norma e salvo indicação em contrário de Narváez, o autor usa a vihuela afinada em lá. Assim sendo, utilizou-se neste caso a afinação comum para a transcrição:

5. Muito embora os versos  "Luʒeꝛo reſplandeçiente | tiñebla de mis plaʒeres | coꝛona de las mugeres | gloria del siglo pꝛesente | estremada y ecelente | sobꝛe todas quãtas vi | estremada y ecelente | ſobꝛe todas quãtas vi" não façam parte do romance, incluímos o fac-símile do fólio lxxviijonde figuram apenas essas fórmulas, assim como as contemplamos no campo Transcrição moderna da melodia, mas não os transcrevemos no desginado campo Verso(s) musicados do romance.

6. Compare-se com a versão de Enríquez de Valderrábano e com a versão de Gabriel Mena.